Cadastro de material

Cadastro de materiais: 'Suprimentos - Cadastros - Materiais'

A imagem a seguir mostra a tela do cadastro de materiais. Os campos que estão "circulados" em amarelo são os de preenchimento obrigatórios para salvar o cadastro; e serão explicados logo abaixo da imagem.

1 - Descrição do material.

2- Grupo do material.

3- Embalagem do material.

4- NCM. Esse campo deve ser preenchido com o NCM correto do material, senão irá dar erro no SPED Fiscal e na emissão das NFFs e CFEs.

5- Cest. O Cest é de acordo com o NCM, também deve ser prencido corretamente para não dar erro.

Obs. O NCM e o cest do material devem ser coletados com o seu contador, caso não saibas quais os corretos.

6. Aba 'Dados fiscais / outros'. Essa é a aba onde serão cadastrados os dados para a emissão das notas. A seguir a tela dessa aba:

1. Situação tributária do material.

2. Grupo de ICMS de saída do material. Esse grupo será usado na criação de tabela de ICMS Saída.

3. Grupo de ICMS de entrada do material. Esse grupo será usado na criação de tabela de ICMS Entrada.

4. Grupo de PIS/COFINS do material. Esse grupo será usado na criação de tabela de PIS/COFINS.

5. Grupo de IPI do material. Esse grupo será usado na criação de tabela de IPI.


     Após preencher estes campos obrigatórios tecle 'Enter' no seu teclado ou clique no disquete na barra de tarefas do sistema (lá em cima ), para poder salvar a primeira parte do cadastro de material.  

6. Estabelecimento. Logo após salvar a primeira parte é preciso vincular o material na empresa. Isso será explicado a seguir.

1. Estabelecimento. Se o material for ser usado em mais de 1 empresa, deverá ser vinculado a todas as empresas que irá ser usado. Esse vinculo pode ser usado e conjunto com o botão 'Vincular todos estabelecimentos', que é o item 5 da imagem. Para isso a empresa deve estar parametrizada no sistema com o estoque padrão. Dessa forma será preciso preencher somente o campo 'tipo de estoque' e o campo 'tipo de item', e marcado esse campo 'Vincular todos estabelecimentos', logo após tecle 'Enter' para salvar. E na grid dessa tela será mostrado os dados de estabelecimento dessa empresa, conforme o item 6 da imagem.

2. Tipo de estoque. Aqui deve ser vinculado o tipo de estoque do material, se é produto ou mercadoria.

3. Tipo de item. Esse tipo de item cadastrado aqui deve ser preenchido corretamente, pois será usado no SPED Fiscal. Quando clicado nesse campo, mostra lá em baixo as opções de tipo de item, na imagem está circulado em azul. Se você não souber qual utilizar, deve ser perguntado ao seu contador.

4. Local de estoque. Aqui deve ser colocado o local de estoque do material, esse local de estoque será de onde será dado baixa e entrada desse material no sistema. Se já tiver parametrizado no sistema um local de estoque padrão ele irá ser preenchido automaticamente ao colocar o estabelcimento, caso não venha preenchido automaticamente você deve preenche-lo.