Cancelamento de CF
Cancelamento de CF
O cancelamento de CF pode ser
entendido como sendo o mesmo que desabilitar o CF do cliente, pois ele não
deixará de existir, seguirá com todo o seu histórico de movimentações, porém
ficará cancelado (podendo ser reativado a qualquer momento).
Há duas formas de um cliente
ter seu CF cancelado:
1.
Através
do cancelamento automático, configurado pelo parâmetro de período sem
movimentação, onde o sistema automaticamente cancela e baixa o saldo de
clientes sem movimentação positiva em período superior ao configurado;
2.
Através
do cancelamento manual, onde um usuário autorizado seleciona um determinado
cliente com CF liberado e clica no botão de cancelamento.
·
Em
ambos os casos, se o cliente tiver saldo positivo o sistema fará a baixa
automática do valor de saldo, pois um cliente com CF em situação cancelada não
poderá ter saldo positivo;
·
Independente da forma como o cancelamento
ocorrer, o sistema registra quem cancelou e quando o cancelamento foi feito
(este registro pode ser visualizado no painel de acesso rápido ao histórico do
cliente, na tela principal de CF);
·
Sempre que um cliente tiver seu cartão em
situação de cancelado e for preciso fazer a liberação para ele, esta deverá
ocorrer normalmente. Ele passará pelas mesmas validações, porém não receberá o
bônus de liberação.
Para visualizar a baixa de saldo por cancelamento de CF, basta acessar o extrato do cliente: