Vinculação de produto com XML para importação de notas

Vinculação de produto com XML para importação de notas

Integração Nota Fiscal de Entrada com XML
O programa de nota fiscal de entrada possibilita que seja lido o XML do DANFE e automaticamente importados os itens para dentro do corpo da nota fiscal.
A grande dificuldade neste processo é fazer com que o ERP consiga traduzir a codificação de produtos que o fornecedor utiliza no código interno do produto no ERP, bem como a sua embalagem de compra.
Todas as regras a serem seguidas estão no cadastro do produto e suas embalagens.
Em um primeiro momento 3 informações são essenciais: cProd, cEAN e uCom.
O cProd e o cEAN são os códigos pelos quais o fornecedor identifica dentro do seu próprio sistema os produtos.
O uCom é a designação da sua embalagem de comercialização.Observe o trecho XML do DANFE número 4378680 do fornecedor Norsa Refrigerantes Ltda (3182).



Cada produto deve ser corretamente parametrizado para conseguir "traduzir" um dos 2 códigos que existem dentro do XML para o respectivo código interno do ERP. Veja que um mesmo produto pode ter vários fornecedores e cada um destes fornecedores adota um código particular seu e portanto a tarefa de parametrização dos produtos dentro do ERP deve ser feita para cada fornecedor que fornece aquele produto.
Código interno do produto!

Dentro do ERP um produto apresenta-se cadastrado conforme telas abaixo.

Código de barras da sua unidade de venda. Este é o código que está impresso na embalagem de venda do produto
Unidade de venda do produto


Embalagens do produto Fornecedores do produto

O produto pode ter vários fornecedores. Para cada fornecedor será definido o código do produto que vem no DANFE bem como a sua embalagem.O produto pode ter várias embalagens. Apenas uma é o padrão de vendas. As demais servem para movimentação interna e compras.
Veja então como se consegue total integração do XML com o ERP







Na vinculação do produto ao seu fornecedor a embalagem não é campo obrigatório. Se você não informar embalagem de integração o sistema adotará a embalagem de comercialização do ERP como a embalagem de compra. Isto pode ser um grave erro, pois se a embalagem do fornecedor não é a própria embalagem de venda ou consumo do produto o estoque será erroneamente inserido.
No cadastro do produto no ERP há o campo EAN. Repare que o EAN de comercialização que vem no XML não necessariamente é o mesmo EAN que é utilizado na embalagem de comercialização.



Isto acontece porque o EAN de comercialização do fornecedor pode ser o EAN da embalagem e não do produto. Devido a este motivo sugere-se que se utilize o cProd (código interno do fornecedor) para fazer a vinculação do produto ao fornecedor.
De posse do arquivo XML ou tendo o GNFE importado o XML você pode ir em Suprimentos, Processos e executar o programa Vinculação de produtos a partir do XML ou GNFE. Escolha o método e encontre a nota. A tela irá se apresentar como abaixo.


Dê um duplo clique na célula do produto sem vinculação. Na tela abaixo localize o respectivo produto no ERP e vincule-o. Verifique as opções que são dadas. Sugerimos as opções ai marcadas abaixo. Salve a vinculação.